Loja de Unicórnios Filme (Unicorn Store, Netflix 2019) | Critica

Loja de Unicórnios Filme (Unicorn Store, Netflix 2019) | Critica: Direção Brie Larson. Elenco Brie Larson, Samuel L. Jackson, Joan Cusack, Bradley Whitford, Karan Soni, Mamoudou Athie, Mary Holland e Hamish Linklater.

Filme Dois Papas Netflix (The Two Popes, 2019) | Critica

Todas as Sardas do Mundo (2020) | Critica do Filme

Filme Fratura Netflix (2019) – Muito Previsível | Critica

Loja de Unicórnios Filme (Unicorn Store, Netflix 2019) | Critica com Spoiler

Loja de Unicórnios Filme

Uma metáfora linda sobre amadurecimento pessoal, sonhos e criatividade. Sobre como o mundo enxerga as pessoas criativas e como essas pessoas não tem espaço no mundo cinza dos empregos padrões.

Loja de Unicórnios Filme

Cheio de alegorias, o filme mostra a jornada de uma jovem adulta que esta decidindo se desiste de sua essência e criatividade para entrar de cabeça no mundo adulto. Onde segundo a protagonista, tudo precisa ser opaco e sem vida ou se ela continua sendo quem ela é e concilia a vida adulta a seu modo de enxergar o mundo.

Loja de Unicórnios Filme

Logo nas primeiras cenas é percebido o contraste das cores que ela representa. Com roupas coloridas em relação a sua casa que é tudo em cores neutras, incluindo os seus pais que só vestem cinza.

Loja de Unicórnios Filme

Alegorias

Pra mim, o “vendedor” vivido por Samuel L. Jackson, acredito que é uma alegoria para o subconsciente criativo de Kit (Brie Larson), que ela precisa construir uma casa para ela abrigar a sua criatividade que é representada pelo unicórnio, a casa/estabulo representa ela mesma, já que Kit precisa se aceitar para que possa abrigar a sua criatividade/unicórnio.

Loja de Unicórnios Filme

Eu entendi que o Virgil (Mamoudou Athie) é uma alegoria para o subconsciente adulto de Kit. Já que o personagem não aparece para mais ninguém alem dela. Tem uma cena especifica que ele esta construindo o estabulo e diz que viu um tutorial no youtube e logo em seguida ele senta e assisti o vídeo no youtube ao mesmo tempo em que ela também assiste, dando a entender que ela construiu tudo sozinha.

Loja de Unicórnios Filme

Em muitos momentos o filme da dicas de que Virgil não é real. Como na cena em que a mãe de Kit diz que ela esta andando com amigos imaginários e a cena em que os pais de Kit conversam com ela sobre o por que ela esta querendo construir uma nova casa e não citam Virgil em nenhum momento. Mesmo aparecendo uma cena em que o pai de Kit olha pela janela e ver ela quebrando a casinha no quintal.

Retratação dos personagens

Loja de Unicórnios Filme

Todos os personagens são retratados de forma boba. Como se não fossem interessantes aos olhos de Kit, como se fosse daquele jeito que ela enxerga eles, sem criatividade e superficiais. No escritório onde ela trabalha é mais evidente, quando na cena em que ela precisa mostrar um projeto que seu chefe pediu e todos na sala preferem o projeto sem cor e genérico do que o projeto em que ela criou. O melhor ainda foi o argumento usado para negar o projeto de Kit, ou melhor, o “não argumento”. Nada é levado a sério em relação a esses personagens, pois é assim que Kit enxerga eles.

Loja de Unicórnios Filme

No final, quando Kit entende que a sua criatividade pode ser expandida tanto do seu subconsciente infantil quanto pro adulto, ela desiste de ir atras de algo que ela ja tinha e assim Kit dar as mãos a sua atual versão de si mesma. Adulta sem precisar abrir mão da criatividade.

Loja de Unicórnios Filme

Essa foi a minha analise do filme. Cada um pode entender o filme diferente, e muitas vezes, filmes bem alegóricos como esse, sofrem de “haterismo” por ser um filme diferente e não convencional como os demais filmes que assistimos no mercado. É sempre bom aparecer filmes assim que nos fazem refletir.




Reply