Contato Visceral Netflix – Critica do filme, 2019
Filme Contato Visceral Netflix Critica – Resenha com comentários, teorias e explicação do filme. O texto não tem spoilers, por isso você não precisa se preocupar caso ainda não tenha assistido. O filme é original Netflix e você encontra ele disponível para assistir online no catalogo.
Contato Visceral Netflix – Critica do filme, 2019
Contato Visceral começa com uma tensão crescente e ao mesmo tempo calma, dando a entender que alguma coisa vai sair fora de controle a qualquer momento; Depois do final do filme, acredito que essa tensão causada logo no começo não foi proposital. O longa começa de maneira turva, misturando muitos elementos, mas não entregando nada.
O principal problema desse filme é não ser objetivo, a necessidade de encher a tela com elementos e conceitos que não conversam mas que de alguma forma faz algum sentido para a narrativa, acaba soando um pouco pretensioso demais, de certa forma o filme tem camadas, mas depois abandona elas para aplicar tudo que foi apresentado de uma vez só, não dando sentido algum para a trama. A primeira camada é consumida por essa vontade de querer apresentar logo o que o idealista do longa quer passar para o público.
A confusão narrativa é ampliada quando tentamos montar as peças do quebra cabeça, os furos no roteiro, os personagens no bar, o livro vermelho, o túnel, as alucinações, tudo da a entender que foi cortado pelo menos 1h de filme, acredito que a história era mais do que foi apresentado e o corte final deve ter prejudicado o resultado.
O didatismo envolvendo a relação do protagonista e a ideia dele ser uma pessoa superficial, acaba sendo exagerada, já que ficou claro a ideia que o filme quer passar. A cena final é a cereja do bolo para quem teve a informação sendo martelada durante todo o longa, para cravar de vez o entendimento, ainda sim, mesmo com toda exposição, chega a ser desnecessário.
O filme como qualquer outro, não tem uma explicação lógica, cada pessoa pode interpretar a sua maneira, e eu penso que ele aborda a culpa do homem que esta preso em um casamento desgastado e não se liberta disso, prefere viver uma vida de mentiras e trair a esposa, fazendo assim com que ele se sinta completamente consumido por dentro, pois ele sabe que suas ações estão erradas e cada decisão que ele toma sem pensar no próximo, é como se ele morresse um pouco mais por dentro e atingisse também as pessoas ao seu redor.
Reply