Duna (2021, Denis Villeneuve) | Critica

Resenha Critica do filme Duna (2021), direção de Denis Villeneuve. Sinopse: Paul Atreides é um jovem brilhante, dono de um destino além de sua compreensão. Ele deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de seu povo.

Duna Critica

duna critica

De 0 a 10, minha expectativa para Duna era -6, já que o filme de 84 não é lá essas coisas, e a história em si não é nada empolgante, também percebendo como a produção do filme trouxe não só um diretor conhecido (e aclamado) como também um elenco inteiro de nomes populares, já era de se esperar que foi apenas estratégia de marketing, assim como os trailers que venderam o filme como uma ação ala Mad Max, o que esta longe de ser isso.

duna critica

Não diferente dos filmes de Denis Villeneuve, Duna é um daqueles filmes de print, que você costuma ver em paginas de instagram com alguma frase de efeito, dando a entender que o filme é maior do que é, até a pessoa assistir. O visual do filme é inegavelmente lindo, assim como a trilha sonora, mas não chega a ser algo que já não tenhamos visto em diversas obras semelhantes, não existe muita inventividade em Duna, parece mais do mesmo.

duna critica

O filme é desnecessariamente longo, onde boa parte das cenas são apenas contemplativas e de novo, criadas para print e post de instagram. Ao mesmo tempo em que a história é apressada e didática demais, onde até uma criança de 10 anos entende (e ainda tem quem reclame do Nolan), o filme consegue ser maçante e presunçoso, como se estivesse querendo entregar algo épico a cada cena, com a ajuda da trilha, o que nunca acontece, é uma série de tentativas falhas de uma tortura narrativa sem muito o que entregar.

duna critica

As atuações estão esquecíveis, praticamente ninguém se destaca, boa parte do elenco parece não esta em sintonia, a química entre eles não existe, ainda mais quando o filme tenta ser emocional, apelando de novo para a trilha sonora, que só consegue deixar tudo ainda mais cafona, e da para ver que não é a intenção ser tão cafona.

duna critica

As cenas de luta são mal coreografadas, assim como as cenas de ação que além de mal filmadas parecem algo como uma peça de teatro amador. Duna não consegue ser memorável (nem com a ajuda da trilha), não possui uma história empolgante, tenta a todo custa entregar alguma emoção na relação mal construída dos personagens e falha em praticamente tudo que se propõe, sustentado apenas por um “elenco de peso” e um diretor de nome.

Nota

duna critica