Critica | Red: Crescer É uma Fera (2022)

Resenha critica do filme Red Crescer é uma Fera (Turning Red, 2022), Disney/Pixar. Sinopse: qQuando uma adolescente fica muito nervosa, ela se transforma em um grande panda vermelho. O longa aborda dessa forma, a jornada de amadurecimento da personagem, suas inseguranças dessa fase onde, a personagem principal está dividida entre a filha que sempre foi e sua nova personalidade, intensificada por todos os sentimentos conflitantes que a adolescência provoca. Além do caos gerado por todas as mudanças em seus interesses, relacionamentos e corpo, sempre que a garota fica muito agitada ou estressada, ela vira um panda vermelho gigante, – o que com certeza, só gera mais problemas para a jovem – sendo uma metáfora para todas as vezes que, constrangidos pelos novos desafios que se apresentam em nossas vidas, as inseguranças só se agigantam.

Critica Red Crescer é uma fera

Critica Red Crescer é uma fera

Um filme infantil que funciona bastante na primeira camada como um simples entretenimento, como qualquer filme direcionado a esse público, mas que cabe várias interpretações, fazendo assim com que o filme ganhe outro peso, dependendo de quem assiste.

Critica Red Crescer é uma fera

Acredito que pode incomodar os fãs da Pixar de longa data, que são acostumados com animações mais maduras, porém, já passou do tempo de entender que a união de Disney e Pixar deu uma pegada mais infantilizada as produções, o que não tira a qualidade dos filmes, além do que, o longa é feito principalmente para esse público então não tem problema enquanto a isso.

Critica Red Crescer é uma fera

Visualmente, o filme não deixa a desejar, com traços muito bonitos que são bem claros do estúdio, cores vibrantes e cenas que lembram bastante animes, com zoom na cara dos personagens e desfoque do fundo nos ambientes. A ambientação muito limpa e com cores pasteis também reforçam a influencia nos animes, além também claro a trilha sonora.

Critica Red Crescer é uma fera

O filme busca trabalhar a ambientação muito bem, trazendo os anos 2000, destacando vários elementos, como as roupas, os objetos, a música, até o ‘tamagotchi’ que era um sucesso na época esta presente.

Critica Red Crescer é uma fera

Red: Crescer É uma Fera‘ é um filme que caberia muitas interpretações como: ‘Ansiedade’, ‘Puberdade’, ‘Descoberta da sexualidade’ (o que da mais sentido por ser um panda vermelho tendo as cores da bandeira lésbica), ‘Relação de mãe e filha e a influencia nas gerações’, ‘A Necessidade de ser bem visto por todos’ etc…mas também da para assistir apenas como um entretenimento leve que funciona bastante.

Nota