Critica | Luca (Disney Plus, 2021)

Resenha Critica do filme Luca (2021). Sinopse: Uma história de amadurecimento sobre um jovem que vive um verão inesquecível com seu novo melhor amigo, mas toda a diversão é ameaçada por um segredo profundamente bem guardado.

Critica | Luca (Disney Plus, 2021)

critica luca

Luca é um desenho da Disney que lembra bastante a pequena sereia, mas aqui a narrativa foca na diversidade e menos no romance. O filme investe em ideias muito sutis, e foge um pouco do fantasioso conhecido pelos desenhos da Pixar, mesmo aqui se tratando de uma história sobre um menino peixe, ainda sim as situações em que ele se encontra são mundanas e até simples demais, o que não chega a ser um problema já que a história foca principalmente no quanto a ficção tem de comum com a realidade, mostrando que preconceito pelo desconhecido existe em todo lugar.

critica luca

O filme pode ter milhares de interpretações, até por que cinema é isso, cada obra é vista a maneira de quem assiste, e isso engradece ainda mais o debate, no filme Luca, eu percebi que a história foi contada para abordar assuntos sobre LGBTfobia, principalmente por conta das cores que cada personagem representa, como Luca sendo a bandeira Gay, seu amigo Alberto a bandeira Bissexual e sua amiga Giulia a bandeira Lesbica. Fora que toda a narrativa é colocada como Luca tendo medo de se aceitar como é e criar coragem ao ver seu amigo sendo exposto e julgado por isso, além de personagens que decidem se revelar depois de perceberem que não precisam ter mais medo de esconder quem são.

critica luca

Claro que para uma criança ou uma pessoa que não é LGBT, não vai existir nada disso no filme já que toda essa mensagem é passada bem sutilmente e só quem entende e vive isso diariamente vai perceber.

Luca é uma história doce e despretensiosa sobre aceitação, que pode ser entendida como aceitação em diversas vertentes mas que no final fala sobre a mesma coisa, a importância de aceitarmos as diferenças.

critica luca