Licorice Pizza (2022) | Critica

Resenha critica do filme Licorice Pizza (2022). Direção de Paul Thomas Anderson. Sinopse: Licorice Pizza é a história de Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffman) crescendo, correndo e se apaixonando no Vale de San Fernando, 1973. Os dois iniciam vários negócios, flertam, fingem que não se importam um com o outro e, inevitavelmente, se apaixonam por outras pessoas para evitar se apaixonar um pelo outro.

Licorice Pizza Critica

Licorice Pizza Critica

Licorice Pizza‘ é provavelmente o filme mais intimo do diretor Paul Thomas Anderson. Uma história sobre amor platônico e que trás referencias dos anos 70, mas ser soar gratuito demais nas homenagens. O filme é inteiro carregado pelos estreantes Cooper Hoffman e Alana Haim (Integrante da Banda HAIM). Que Paul Thomas Anderson é um ótimo cineasta, isso não há dúvida, e neste filme, ele demonstra mais uma vez sua habilidade de compor uma história.

Licorice Pizza Critica

A história foca principalmente em uma amizade improvável e que constantemente segue sobre uma tenção sexual entre os dois. Focando em momentos pontuais a trama destaca em pequenos avanços temporais o desenvolvimento dessa amizade, que passa para um amor platônico a uma relação quase incerta.

Licorice Pizza Critica

Com muitas cenas dos personagens correndo de um lado para o outro, o filme busca mostrar a ideia de não ter tempo a perder, com Gary (Cooper Hoffman) sempre apostando em novos negócios e também novos amores e Alana (Alana Haim) seguindo ao lado de seu amigo, investindo em uma pessoa que talvez seja algo além do que só uma amizade, a personagem não se reconhece e o filme mostra bem como seu pensamento é complexo nesse sentido.

Licorice Pizza Critica

Uma cena muito simbólica para o filme, é quando ocorre um mal intendido e um personagem esta prestes a ser preso, ai observamos uma linha tênue entre o presente e tudo que ainda temos para viver e o futuro, onde não existem certezas, apenas dúvidas e medo.

Licorice Pizza Critica

Existem nomes mais conhecidos, como Bradley Cooper, que vive um personagem excêntrico mas ao mesmo tempo ameaçador por conta da postura diante dos outros personagens, mas esse ar de vilania é constantemente quebrado pela sua roupa extremamente apertada e nada sutil, é um personagem cômico e que funciona muito pelo pouco tempo que aparece. Maya Rudolph também esta no filme mas não possui momentos relevantes.

Licorice Pizza‘ é um filme sobre amadurecimento e descoberta de personagem, uma aventura simples mas que segue uma proposta intima.

Nota

Licorice Pizza Critica