Critica | Mulan (2020): Mais um live action sem vida da Disney

Resenha Critica do filme Mulan, live action da Disney lançado em 2020 direto no Disney Plus. Sinopse: Hua Mulan (Liu Yifei) é a espirituosa e determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando o Imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial, Mulan decide tomar o lugar de seu pai, que está doente. Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande guerreira.

Critica | Mulan (2020): Mais um live action sem vida da Disney

ponto cego

todas as sardas do mundo filme

ordem cronologica marvel

mulan

Desde sempre, a Disney nunca conseguiu realizar um live action realmente bom de suas animações, talvez “Aladdin” possa ter sido o filme que mais se saiu bem. Depois de muitos problemas envolvendo o lançamento e a produção do filme, finalmente “Mulan” estreia mas não nos cinemas, o filme veio direto para o streaming, o que não foi de todo mal, se levar em conta que o filme aparentemente parece ter sido feito para TV de tão genérico.

mulan

O filme não é de todo mal, existem cenas separadamente, que são bem coreografadas, mas, cortar toda a magia em pro de criar uma ambientação mais crua e real, não teve muito exito, por que o filme fica em constante equilíbrio entre ser realista e ser um filme com classificação livre, o resultado é uma narrativa cansativa e inconstante.

mulan

Mulan é a protagonista mas a personagem é completamente ofuscada por Xian Lang, já que sua história é mais interessante. O mais triste é que Mulan é apresentada como uma jovem sem graça e com zero expressão, em quanto a personagem Xian Lang tem força suficiente para carregar de verdade vários filmes como uma franquia mas é completamente desperdiçada para, obviamente, dar mais destaque apática da Mulan.

Resta saber se esse filme vai ser bem recebido para tentarem uma nova abordagem em uma possivel continuação. O que eu acho difícil, levando em consideração que não existe se quer uma cena marcante no filme, é de fato esquecível.