Critica | Medida Provisória (2022): Mensagem forte e impactante

Resenha critica do filme Medida Provisória (2022). Direção: Lázaro Ramos. Elenco: Alfred Enoch, Seu Jorge, Tais Araujo, Adriana Esteves, Renata Sorrah. Sinopse: Em um futuro próximo diatópico no Brasil, um governo autoritário ordena que todos os cidadãos afrodescendentes se mudem para a África – criando caos, protestos e um movimento de resistência clandestino que inspira a nação.

Critica Medida Provisória (2022)

critica Medida Provisória

Medida Provisória‘ é um filme que logo de cara me remeteu a série ‘The Handmaid’s Tale”‘ mas em um contexto racial. O filme trabalha com uma ideia diatópica mas muito presente e perigosa, assim como em ‘The Handmaid’s Tale’. Pequenos movimentos onde a sociedade é levada até chegar a um ponto onde não sabemos responder como chegamos.

critica Medida Provisória

O filme passa pela comédia, ação e termina com drama, o que funciona e ao mesmo tempo é um problema pois os momentos cômicos praticamente tiram um pouco do peso que a mensagem geral do filme quer passar, quando a ação é apresentada a narrativa se sai melhor, trazendo uma urgência necessária e funcional.

critica Medida Provisória

Todo o elenco é grande mas o roteiro é quase sem inspiração, mesmo com ótimas intenções e que muitas delas parecem esquetes do porta dos fundos. O filme é bem realizado no visual, principalmente no começo do filme, a fotografia procura ser mais rebuscada mas depois acaba se perdendo, quanto mais o filme vai acontecendo mais percebe-se que o roteiro acabou antes e quase todo desfecho foi feito as pressas, as vezes parece improviso.

critica Medida Provisória

O climax é atingido com meia hora de rodagem, e por sua vez não segue com esse ritmo e tão pouco consegue entregar cargas dramáticas realmente impactantes, como por exemplo no filme ‘Cabeça de Nego’ onde o diretor Déo Cardoso, entende as limitações de produção e foca principalmente na história, no direcionamento das coisas, sem fazer com que os diálogos se tornem artificiais demais e com isso conseguindo um drama que funciona bastante. ‘Medida Provisória‘ tem um ótimo começo, perde um pouco de ritmo no meio e tem um encerramento as pressas e até meio conveniente para que as coisas aconteçam da forma que o roteiro pede, ainda sim é um filme que carrega uma mensagem forte e impactante.

Nota

 

critica Medida Provisória

critica Medida Provisória

critica Medida Provisória

critica Medida Provisória