Chernobyl Episódio 1 – Minissérie da HBO que revisita o desastre | Critica

Chernobyl

O desastre nuclear de Chernobyl em 1986 já foi explorado inúmeras vezes em filmes e documentários, e agora é a vez da HBO lançar uma minissérie de 5 episódios que vai ao ar um por semana, sendo o primeiro episódio exibido no dia 6 de maio. A série foi criada por Craig Mazin, o mesmo roteirista de “Se beber não case 2 e 3”, “Todo mundo em pânico 3 e 4” e “Super Heroi: O filme” e também é co-roteirista do Reboot de “As Panteras” que estreia esse ano. Audiencia da TV.

Episódio 01 – 1:23:45

Chernobyl

O primeiro episódio começa logo com a explosão do reator nuclear e os funcionários suspeitando que as coisas estão fugindo do controle em quanto isso os chefes e oficiais da União Soviética estão tratando o ocorrido como um simples incêndio.

Chernobyl

Os acontecimentos do episódios são mostrados de forma calma, deixando quem assisti aflito mas ainda sem entender direito o que esta acontecendo.

Chernobyl

Os sintomas da radiação no ar são sentidos pelos personagens e até em algumas falas como “você esta sentindo gosto de metal na boca?” é repetida algumas vezes para que se entenda que a radiação já esta contaminando os que estão próximos da usina.

hbo

A tensão é aumentada ao decorrer do episódio, pela desinformação a respeito da radiação e o que ela é capaz de fazer, entregando cenas onde não só os funcionários se encontram em situações devastadoras como também momentos de lazer onde a população não faz ideia do que esta acontecendo e admiram a brilhante luz vindo direto da usina mal sabendo o mal que estaria por vir.