Critica | Soul (Disney Plus, 2020)

Resenha Critica do filme Soul (2020). Animação da Pixar lançada pelo Disney Plus. Sinopse: A história acompanha um professor de música do ensino fundamental desanimado por não conseguir alcançar seu sonho de tocar no lendário clube de jazz The Blue Note. Quando um acidente o transporta para fora do seu corpo, fazendo com que ele exista em outra realidade na forma de sua alma.
Critica | Soul (Disney Plus, 2020)
Os Melhores filmes de todos os tempos
Estamos sempre querendo buscar entender mais sobre nós mesmos, até chegar a conclusão de que somos bons em alguma coisa, e seguir com isso, pois isso é o que nos faz humanos, o proposito. Mas será que realmente precisamos dele? Soul trás essa discussão, sobre qual é a nossa motivação de existir.
O que poderia ter uma abordagem mais triste por se tratar do assunto Morte, o filme prefere seguir com leveza, o que já é uma marca dos filmes da Pixar, mesmo que depois exista a pancada emocional.
Essa é a primeira animação da Pixar protagonizada por um personagem negro, e isso refletiu em toda a narrativa, pois basicamente a maioria dos personagens também são. Fiquei preocupado se boa parte do filme seria composta pelo “fantasma verde”, pois isso invalidaria a importância do personagem negro, mas acaba não acontecendo e o tempo de tela é bem dividido.
Também é curioso e bem apropriado, como o filme ganha o titulo de Soul, que é fazendo referencia a alma que o personagem se transforma mas também a música presente no filme, o Jazz.
É muito bom ver como o filme brinca com as perspectivas do que achamos ser melhor para nós, isso é o que realmente acontece na vida real, muitas vezes seguimos com algo que acreditamos ser o certo e que dominamos mas sem saber que outra coisa pode ser o que fazemos de melhor. Por isso devemos continuar sempre buscando aprender mais sobre nós, a vida é um eterno aprendizado e vamos mudando conforme vamos aprendendo.
Reply