Critica | Socorro, Virei Uma Garota! (2019)
Resenha Critica do filme nacional Socorro, Virei Uma Garota! (2019) estrelado por Thati Lopes. Sinopse: Júlio, ao ver uma estrela cadente, faz um pedido: deseja ser a pessoa mais popular da escola. Logo ele se transforma em uma garota, Júlia, que é popular. Sem saber como lidar com o corpo feminino que acabou de ganhar, ele precisa lidar com a proximidade de Melina, a garota por quem é apaixonado.
Critica | Socorro, Virei Uma Garota! (2019)
As vezes, tudo que um filme sobre o universo feminino e suas complicações pessoais precisam é de uma direção feminina…parece obvio, mas em Socorro, Virei uma Garota, o filme é dirigido por um homem, o que provavelmente ajudou a deturpar muita coisa.
Claro, a história é contada pelo ponto de vista masculino de um homem que vive dentro do corpo de uma mulher, isso poderia ser uma ótima oportunidade para abordar assuntos mais pertinentes como a questão da transsexualidade, o que nunca acontece no filme. Na verdade existe uma cena bem transfobica onde a protagonista diz ser homem e em seguida um personagem a chama de lésbica.
O filme inicia com um pensamento machista, que é bem comum em alguns homens que são abordados na narrativa, algumas vezes fica claro que é proposital alguns comentários mas outras parece ser pura ingenuidade.
Thati Lopes esta brilhante e faz o filme valer a pena de ser assistido. Ela é uma atriz sensacional, que mesmo com um roteiro problemático, consegue se sair bem com sua forma irreverente de ser.
O única momento que vale o filme inteiro é cena com a mãe no final, que chega a ser parecida com o filme A.I. – Inteligencia Artificial, essa eu realmente achei bastante emocionante.
Algumas decisões da protagonista não fazem sentido, já que agora ela vive uma vida perfeita, esta a ponto de ter o amor de sua vida ao seu lado e sem contar na possibilidade de viver ao lado de toda sua família que a ama do jeito que ela é.
Porém, por razão nenhuma, como manda o script padrão, ela prefere voltar a ser homem, pois o filme não vai ser facilmente vendido se no fim, o par romântico for uma mulher trans lésbica e a Manu Gavassi, precisa ser o mesmo final aguá com açúcar do nerd que criou coragem e virou homem de verdade e agora pode se declarar para Manu Gavassi.
Reply