Alice Junior (2019): O clichê fofo que funciona | Critica

Resenha Critica do filme Alice Junior (2019). Direção: Gil Baroni. Texto sem spoilers, comentários sobre os principais acontecimentos do filme. Sinopse: Uma garota trans cheia de personalidade luta para ser aceita em uma escola tradicional e para dar os primeiros passos na sua vida amorosa.
Alice Junior (2019): O clichê fofo que funciona | Critica
Alice Junior trata do mesmo estilo de filme juvenil que já estamos cansados de ver, mas aqui tem um diferencial por ser protagonizado por uma personagem trans, dai todo o clichê passa a ter outro olhar, pelo simples fato desses filmes nunca terem sido representativos nessa questão.
O filme usa uma linguagem com marcações visuais, destacando pequenos tiques e frases durante o filme, que funcionam para manter o ritmo e dar um ar mais juvenil a trama, as vezes pode soar cansativo mas você acaba se costumando e entendendo esse formato.
Uma péssima escolha foi a utilização exagerada de gírias em momentos onde não funcionam, deixando um ar de superficialidade nas falas e tirando o peso de muitas situações, dando a entender que a vida de um LGBT é usar essas frases de efeito 24h por dia.
Alice Junior é um filme que tanta usar os mesmos padrões desses filmes colegiais mas colocando uma personagem trans em destaque, também aborda relações poliamorosas que ficam em segundo plano e discute sutilmente a diferença de identidade de gênero e orientação sexual.
Com uma abordagem fofa, o filme nega questões mais intimas e pesadas vividas por pessoas trans e até tenta usar algumas mas não sai do raso para continuar sendo um longa agradável, leve e esperançoso.
De toda forma, Alice Junior é um filme que vale a pena por contar uma história clichê mas que funciona por ser representativa.
Reply