Born This Way: Álbum de Lady Gaga completa 10 anos

O álbum Born This Way, lançado em 23 de maio de 2011, esta completando 10 anos de seu lançamento e é considerado um dos melhores de Lady Gaga, trazendo um clima ainda mais Dark do que da era anterior The Fame Monster. Born This Way é considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos e que ajudou a moldar muitos estilos na década de 2010 que refletem até hoje. Ao todo o projeto foi pensado para ter 10 singles, porém, acabou tendo apenas 5: Born This Way, Judas, The Edge of Glory, You and I e Marry The Night.

Born This Way: Álbum de Lady Gaga completa 10 anos

born this way

Born This Way ganhou o primeiro single intitulado com o mesmo nome, trazendo um dos clipes mais controversos da carreira de Lady Gaga, onde ela veste de vez o manto da Mother Monster e guia seus Little Monsters ao seu mundo de libertação e aceitação. A letra de Born This Way fala justamente disso, um trecho dela diz: “Eu sou linda do meu jeito, pois deus não comete erros, estou no caminho certo pois nasci assim”. Essa canção ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 e até hoje é lembrada como um hino LGBTQIA+.

born this way

No clipe, Lady Gaga também trouxe o Zombie Boy e usou maquiagem que se assemelha a ele, com uma simulação de esqueleto na pele. Algo que também chocou muitos alguns fãs, foi suas próteses nos ombros e no rosto, na epoca muitos achavam que Lady Gaga tinha feito os implantes de verdade.

Confira o clipe de Born This Way:

born this way

O segundo single foi da música Judas, que só pelo nome já dava para imaginar o que estaria por vir. Na época, muitas pessoas especulavam que a cantora tinha pacto com o diabo entre outros absurdos, e disposta a navegar nesses rumores, Gaga instigou ainda mais o assunto trazendo uma música chamada Judas, com um letra bem controversa e um clipe ainda mais polemico, com uma versão moderna dos tempos bíblicos.

Confira o clipe de Judas:

born this way

O terceiro clipe do álbum Born This Way, foi da música The Edge of Glory, que também foi um clipe envolvido em muitas polemicas, mas dessa vez diz respeito a produção dele, já que existia uma ideia totalmente diferente do resultado final, onde a proposta seria usar sereias no clipe e ser algo mais artístico visualmente, porém, rumores dizem que Gaga se desentendeu com o diretor do clipe e ele deixou o projeto na metade, fazendo assim com que Gaga recomeçasse tudo do zero e com outra abordagem. Dessa vez, o clipe de The Edge of Glory foi muito minimalista, chorando alguns fãs que sempre esperam algo de muito surpreendente vindo de Lady Gaga. O clipe mostra apenas a cantora andando por ruas a noite e dançando em escadas de emergência de apartamentos, nota-se que foi tudo feito em estúdio e o mais rápido possivel.

Confira o clipe de The Edge of Glory:

born this way

O quarto clipe de Born This Way, é o da música You and I. Diferente do clipe anterior, esse teve uma produção mais rebuscada, e também resgatou as ideias que seriam usadas em The Edge of Glory, como o uso da sereia. Esse clipe também foi responsável pela união amorosa de Gaga com Taylor Kinney, onde ficaram juntos por 5 anos, rompendo em 2016.

Confira o clipe de You and I:

born this way

O quinto e ultimo clipe do álbum Born This Way, foi da música Marry the Night. Esse clipe foi o mais longo dessa era, com 13 minutos e 51 segundos de duração, é um curta mostrando a trajetória de Gaga de maneiras quase alegóricas. O clipe foi um fracasso absoluto, muitos não sabem o motivo real já que a música em si é boa, mas rumores falam sobre a duração do clipe, que na época os clipes faziam muita diferença para divulgação das músicas. Mesmo não sendo um sucesso, o clipe e a música são bastante queridos pelos fãs.

Confira o clipe de Marry the Night:

born this way