Um Clássico Filme de Terror (2021) | Critica: Ironiza o gênero do terror de forma preguiçosa
Resenha Critica do filme Um Clássico Filme de Terror (A Classic Horror Story, 2021). Original Netflix. Direção de Roberto De Feo e Paolo Strippoli. Sinopse: Um grupo que viaja pela Itália fica preso na floresta, e parece que não vai ser tão fácil escapar… com vida.
Um Clássico Filme de Terror (2021) | Critica: Ironiza o gênero do terror de forma preguiçosa
- Um Lugar Silencioso 2 | Critica: Uma boa continuação mas inferior ao primeiro
- Rua do Medo Parte 2: 1978 | Critica: Mais um acerto dessa trilogia
- Rua do Medo: 1666 Parte 3 | Critica: Ótimo encerramento para trilogia
Muitos filmes de terror atuais apostam em trabalhar com referencias de outros filmes do gênero para garantir maior atenção do público, muitas vezes essas referencias não servem a narrativa e parece que esta tudo ali gratuitamente e por puro capricho, o que é o caso de Um Clássico Filme de Terror, onde busca falar sobre filmes de terror em uma metalinguagem pouco aproveitada e cansativa.
Diferente da trilogia Rua do Medo recentemente lançada na Netflix, que consegue referenciar bem os filmes de terror, principalmente os Slashers e sem se colocar acima deles, Um Clássico Filme de Terror tenta usar ironia de um modo que fica quase que se culpando por ser “tão inteligente”, parece que os criadores realmente acharam que estavam realizando Um Clássico Filme de Terror, que só pelo titulo já mostra a tal ironia que de tão tediosa, acaba levando a história do filme pro buraco a cada cena.
Essa é uma trama que de fato não se preocupa em mostrar nada, não existe qualquer significado que não seja referenciar os filmes de terror (principalmente feitos nos Estados Unidos), e constantemente se coloca como “vitima” de tão insistente na narrativa de explicitar o seu conhecimento com o gênero. A trilha sonora também brinca com isso, exagerada e constante.
Ta, já entendemos, vocês estão fazendo um filme de terror sobre filmes de terror, idai? O que vocês tem para oferecer que já não tivessem feito antes? O próprio filme Pânico é um ótimo exemplo de referenciar o terror slasher de maneira eficiente e menos cafona que nesse filme, assim como O Segredo da Cabana, Medo S.A., entre vários outros filmes que fazem bem esse trabalho de ironizar o gênero sem soar presunçoso e autoindulgente.
Reply