Morre Didi dos Brasas, gênio da sanfona e fundador da icônica banda Brasas do Forró

Ícone do forró deixa um legado inesquecível ao falecer aos 66 anos em hospital na capital cearense

Descubra a trajetória de Antônio Ivanildo Façanha Moreira, o lendário Didi dos Brasas, e sua contribuição para a música nordestina no Brasas do Forró

O mundo do forró está de luto com a trágica notícia do falecimento de Antônio Ivanildo Façanha Moreira, mais conhecido como Didi dos Brasas, aos 66 anos, nesta terça-feira (27). Além de ser o fundador da renomada banda Brasas do Forró, Didi ficou eternizado no cenário musical por sua maestria como sanfoneiro.

meu super aniversário de dezesseis anos

chucky 2 temporada

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes

Ursinho Pooh Sangue e Mel

elenco de a cinco passos de você

Ivanildo Tavares, filho de Didi dos Brasas, concedeu uma entrevista exclusiva à nossa coluna e revelou que seu pai foi internado em um hospital privado em Fortaleza no dia 22 de junho.

“Ele enfrentou algumas complicações de saúde, incluindo um choque séptico. Ele já vinha tratando de algumas doenças e, infelizmente, teve que ser hospitalizado devido às complicações. O choque séptico se agravou e ele veio a falecer”, explicou o herdeiro do talentoso sanfoneiro.

O filho de Didi dos Brasas informou que a banda de forró cancelou sete apresentações de São João para que todos os membros do grupo possam prestar suas últimas homenagens ao saudoso sanfoneiro durante o velório, que será realizado na sede da banda, no bairro Siqueira, durante a madrugada de terça-feira (28).

Didi dos Brasas deixa para trás quatro filhos, sendo que dois deles seguem trabalhando na administração da banda Brasas do Forró.

A história da banda Brasas do Forró começou em 1982, em Fortaleza, quando inicialmente era conhecida como “Som 5”, devido ao grupo contar apenas com cinco integrantes.

No início, o grupo se apresentava em bares e clubes pequenos, mas com o passar dos anos conquistou espaço em festas e aumentou o número de integrantes. Foi somente em 1989 que surgiu a ideia de mudar o nome para Brasas do Forró.

Deolane Bezerra Nua

Deborah Albuquerque Nua

Claudia Raia Nua

Sara Winter Nua

A partir dos anos 90, o fundador da banda e seu empresário na época, inspirados por diversos CDs de artistas de outras regiões, tiveram a brilhante ideia de mesclar o som do vaneirão, vindo do Sul do país, com o forró cearense, criando assim um estilo único que ficou conhecido como “Forroneirão”. Esse estilo foi responsável pelo primeiro grande sucesso da banda em 1993, com a música “Mijador com Mijador”.

Atualmente, a banda Brasas do Forró conta com 26 integrantes, incluindo músicos, vocalistas e técnicos. Com mais de 25 álbuns gravados e 5 DVDs, o grupo realiza shows em todos os estados do Nordeste, além de Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Distrito Federal, Goiás, Amazonas e Pará.




Reply

Deixe uma resposta