Começa hoje, 19/4, o Festival Filmelier no Cinema em diversas cidades brasileiras

Festival Filmelier no Cinema, uma realização da Sofá Digital, começa a circular oficialmente hoje no Brasil. Ao longo de três semanas, de 19 de abril a 10 maio, o festival vai exibir 20 filmes inéditos, plurais e promissores que têm potencial para dialogar com diferentes públicos.

cosmicismo

dark web filme

quarto dos desejos

audiência hoje

critica wandinha

O circuito reúne salas independentes, como Petra Belas Artes e Reserva Cultural, e de grandes multiplex como Cinemark, Kinoplex e Cinépolis, já confirmadas em 24 cidades do país – e deve aumentar ao longo dos próximos dias. São elas: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Palmas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul, Salvador, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Recife, Teresina, Natal, Aracajú e Manaus.

O festival trará pela primeira vez ao país produções consagradas com grandes astros do cinema como Omar Sy, Isabelle Huppert e Ethan Hawke, e diretores renomados como Amos Gitaï, Jafar Panahi e Phyllida Lloyd – diretora da franquia Mamma Mia!. A programação é diversificada, reunindo filmes premiados sobre as mais diversas temáticas, como Primeira e Segunda Guerra Mundial, dramas pessoais e familiares, romance erótico e biografias. Há produções de 18 países dos cinco continentes, que estrearam em festivais internacionais como Sundance, Toronto, Cannes e Veneza.

“Enxergamos o festival como uma plataforma para apresentar filmes independentes em salas e cidades fora do circuito tradicional que os receberia, com o objetivo de atrair novas audiências para os cinemas”, diz Fabio Lima, CEO da Sofá Digital.

Carla Diaz Nua

Caio Castro Pelado

Thomaz Costa Pelado

Lexa Nua

Entre os destaques estão “Herói de Sangue”, protagonizado e produzido por Omar Sy, que, até o momento, é uma das maiores bilheterias de 2023 na França; “Blue Jean”, vencedor do prêmio do público no Festival de Veneza 2022; a produção biográfica “Tesla – O Homem Elétrico”, com Ethan Hawke; e os dramas “Sem Ursos”, do diretor iraniano Jafar Panahi, perseguido pelo governo de seu país por protestar contra seu regime conservador; e “Uma Noite em Haifa”, do premiado diretor israelense Amos Gitaï. Outro destaque é o filme nacional “Barraco de Família”, estrelado por Cacau Protásio, que ganhará uma série de pré-estreias durante o evento.

O conteúdo do Festival é uma parceria entre as distribuidoras Synapse Distribution, Imovision, A2 Filmes, Mares Filmes, BF e Pandora. A realização tem o apoio das empresas ETC Filmes, Mundo EQX, Ingresso.com, UOL e Canal Curta.




Reply