Critica | Spencer (2022)

Resenha critica do filme Spencer (2022). com Kristen Stewart. Sinopse: Spencer é um longa cujo título faz referência ao sobrenome de solteira de Diana. Se passando nos anos 1990, Diana passa o feriado do Natal com a família real na propriedade de Sandringham, em Norfolk, Reino Unido. Apesar das bebidas, brincadeiras e comidas que Diana já sabe o script da realeza, mas esse final de ano vai ser diferente. Após rumores de traição e de divórcio, a princesa se vê em um impasse quando percebe que seu casamento com Príncipe Charles já não está dando mais certo e nunca dará, já que o príncipe ama somente Camilla Parker Bowles, mesmo com os dois filhos, portanto ela decide o deixar. Após o pedido, Diana se vê atormentada pelo fantasma da ex-rainha Ana Bolena, também deixada de lado pelo marido. Spencer é apenas uma especulação do que pode ter acontecido durante esses turbulentos dias e noites de paparazzi rodeando sua vida que antecedem o Natal e os seguintes após seu pedido oficial de divórcio.

Critica Spencer (2022)

critica Spencer

Kristen Stewart é uma atriz que esta sempre na zona de conforto, por anos a fio ela vem direcionando seus trabalhos em personagens basicamente iguais de carisma e expressão, nem mesmo quando interpretou uma personagem “extrovertida” em ‘As Panteras’ a atriz conseguiu entregar uma animação digna de um ser humano vivo, e em Spencer não é diferente, Kristen mais uma vez vivendo a mesma personagem em um filme diferente. Daria até para dar um desconto pois Diana tem basicamente as mesmas características da atriz no modo apático de se comportar, então fica até fácil interpretar alguém que existiu e ter como base alguns arquivos para a interpretação, e ser exatamente como a Diana ajudou bastante.

critica Spencer

A primeira cena do filme, onde Kristen pede uma informação a uma pessoa, é vergonhosa pois a atriz não mede esforços para tentar parecer ao máximo com Diana deixando transparecer no rosto a força ao tentar imitar os trejeitos, quase como uma parodia ambulante.

critica Spencer

Spencer‘ é entre outras coisas um filme monótono, mas não em um sentido ruim, pois ele vem com a ideia de um recorte especifico de Diana, dando destaque apenas aos momentos íntimos dela, momentos de fragilidade entrando quase que em seus pensamentos, sem apresentar eventos conhecidos, pelo menos não tão conhecidos. O filme exige bastante da identificação com a história, mas principalmente com o entendimento dela.

critica Spencer

Sempre pensei que Kristen tem potencial, a atriz nunca foi desafiada de verdade, nas mãos de uma direção certa (como foi o caso de Adam Sandler e Robert Pattinson, que levaram uma sacudida pelos diretores Josh Safdie e Ben Safdie) ela com certeza entregaria uma atuação grandiosa e que dependente principalmente do seu talento, que embora bem escondido eu sei que existe. Claro, muitos vão falar que sua atuação dela é “contida”, que as ausências de expressão são propositais e que você precisa de um olhar clinico para entender as nuances dessa atuação, isso nunca me pareceu algo que realmente fosse real.

Spencer‘ é um filme frágil, sem carisma, quase sem vida e de uma monotonia que assusta, assim como Kristen Stewart.

Nota