EFEITO LULA: Noruega retomará ajuda amazônia após vitória de Lula
Ministro de Meio Ambiente norueguês anunciou retomada de ajuda ao governo brasileiro para combate ao desmatamento. País escandinavo interrompeu envio de recursos em 2019 com o aumento do desmatamento pelo governo Jair Bolsonaro.
A Noruega retomará a ajuda financeira contra o desmatamento da Amazônia no Brasil, congelada durante a presidência de Jair Bolsonaro, anunciou nesta segunda-feira (31) o ministro norueguês do Meio Ambiente após a vitória de Lula na eleição presidencial brasileira.
Durante o governo do líder de extrema-direita, o desmatamento na Amazônia brasileira aumentou 70%, um índice “escandaloso” nas palavras de Barth Eide, que disse que seu país entrou em um “confronto frontal” com Bolsonaro sobre a questão.
Parabéns ao recém-eleito Presidente do Brasil: Lula da Silva!!! ??#ByeByeBolsonaro ? pic.twitter.com/VqVCX5Oub6
— Mark Hamill (@MarkHamill) October 31, 2022
De acordo com o ministro, 5 bilhões de coroas norueguesas (cerca de R$ 2,5 bilhões) aguardam para serem utilizados no fundo de preservação da floresta amazônica.
Lula, afirmou no domingo (30), após o anúncio de sua vitória no segundo turno da eleição presidencial, que o Brasil está disposto a ter um papel de vanguarda contra a mudança climática e destacou que o planeta precisa de uma “Amazônia viva”.
Termina o #Fantástico deste domingo (30) tão importante para o futuro do Brasil. Foram mais de 6 horas de programa, comandado por @realwbonner e @renataloprete. Hoje, Lula foi eleito para um terceiro mandato, com a promessa de unir o país. Que venham tempos de paz para todos. pic.twitter.com/2CBxTrJvSO
— Fantástico (@showdavida) October 31, 2022
Reply