Wes Craven: Conheça o criador de Pânico
Wes Craven é um cineasta que causou um impacto significativo no gênero de terror. Ele é mais conhecido por criar franquias de terror icônicas como “A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street)” e “Pânico (Scream)”.
Wes Craven
Wes Craven começou sua carreira na indústria cinematográfica como roteirista e diretor de filmes pornográficos. No entanto, ele rapidamente passou a dirigir filmes de terror. Seu primeiro grande sucesso veio em 1984 com o lançamento de “A Hora do Pesadelo“. O filme, estrelado por Robert Englund como o icônico vilão Freddy Krueger, se tornou um sucesso de bilheteria e gerou várias sequências. A franquia “A Hora do Pesadelo” é amplamente considerada uma das franquias de terror mais icônicas de todos os tempos.
Em 1996, Wes Craven lançou “Pânico“, que revitalizou o gênero slasher. O filme, estrelado por Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette, foi um sucesso comercial e de crítica. O filme gerou três sequências, a última das quais foi lançada em 2011. A franquia “Pânico” é conhecida por seu humor autorreferencial e sua desconstrução dos tropos do gênero terror.
Outros trabalhos notáveis de Craven incluem “Viagem Maldita/Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes)”, “A Maldição dos Mortos-Vivos (The Serpent and the Rainbow)” e “Voo Noturno (Red Eye)”. Ele também dirigiu o primeiro episódio da popular série de televisão “Twin Peaks“.
Inspirações e Legado
Wes Craven citou Alfred Hitchcock como uma grande inspiração em seu trabalho. Ele também é conhecido pelo uso de sequências de sonhos e pela exploração do subconsciente em seus filmes.
Craven faleceu em 30 de agosto de 2015, aos 76 anos. Os fãs de seu trabalho continuam a homenageá-lo e suas contribuições para o gênero de terror.
Curiosidade: Wes Craven também era professor, ele ensinou humanidades e filosofia no Westminster College, no Missouri, antes de fazer a transição para o cinema.
Reply