The Last of Us: Diferenças entre série e jogo no episódio 1

A tão aguardada segunda temporada de The Last of Us estreou neste domingo (13), e o primeiro episódio já trouxe mudanças significativas em relação ao jogo The Last of Us Parte 2. Algumas alterações são sutis, enquanto outras podem reverberar por toda a temporada.
- Onde Assistir Todos os Filmes de Jogos Vorazes
- O Jogo da Invocação (2023) | Critica
- Jogos Mortais X (2023): Leia a Critica do Filme
Atenção: este texto contém spoilers do jogo The Last of Us e da série!
1. A patrulha no mercado ganha novo formato
Um dos primeiros trechos jogáveis de The Last of Us Parte 2 é a patrulha de Ellie e Dina por Jackson. Na série, a cena acontece de forma diferente: em vez da tradicional dupla, vemos um grupo de cinco sobreviventes partindo em ronda.
Apesar da mudança, a essência permanece — com destaque para o animal morto que leva as personagens até o mercado. Lá, ocorre um confronto com estaladores, mas com um detalhe inédito: a introdução precoce de um espreitador, inimigo que só aparece no jogo mais adiante, em Seattle.
Outro detalhe que os fãs vão reconhecer é a referência ao cofre com a foto do cachorro, presente na parede dos “funcionários do mês”.
2. Gail, a terapeuta de Jackson
A personagem Gail (Catherine O’Hara) é uma adição exclusiva da série. Terapeuta de Jackson, ela ajuda Joel a lidar com os conflitos com Ellie. Gail é casada com Eugenie, ex-Vaga-Lume e parceiro de Tommy.
Esse novo núcleo pode representar uma abordagem mais emocional para os dilemas internos dos personagens.
3. O filho de Tommy e Maria
Outro elemento inédito na adaptação da HBO é a presença de Benjamin, filho de Tommy e Maria. Em uma cena afetuosa, Joel ensina o garoto sobre o mundo fora dos muros de Jackson.
Segundo Gabriel Luna, intérprete de Tommy, essa nova fase paterna permite que ele seja mais leve com Ellie, assumindo o papel de um “tio divertido”, enquanto Joel mantém a postura mais rígida.
4. A conversa que ainda não aconteceu
A ausência de uma das cenas mais importantes do jogo chamou atenção. No game, após o baile de Jackson, Ellie confronta Joel sobre sua decisão de salvá-la, impedindo uma possível cura para a humanidade.
Essa conversa, marcada por ressentimento e amor, é fundamental para o desfecho da história, pois é nela que Ellie entende que Joel não se arrepende e faria tudo de novo.
Na série, Ellie apenas ignora Joel ao passar por ele — o diálogo ainda não aconteceu, o que pode alterar profundamente o sentido da vingança e redenção que move a personagem no futuro.
Quando e onde assistir The Last of Us?
Os episódios da segunda temporada de The Last of Us vão ao ar aos domingos, às 22h, na Max e HBO.
Reply