A Viagem de Pedro vence prêmio de melhor filme em Amsterdã. Em SP, longa terá sessão gratuita

Nesta terça-feira (7), “A Viagem de Pedro“, escrito e dirigido por Laís Bodanzky, venceu o prêmio de Melhor Filme Americano no Septimius Awards, em Amsterdã, premiação que busca descobrir novos talentos e apoiar produções consideradas visionárias. O longa-metragem também foi selecionado para dois festivais internacionais. Na última segunda-feira, 6 de junho, foi exibido pela primeira vez nos Estados Unidos, no Brooklyn Film Festival, em Nova Iorque, que qualifica produções para concorrer ao BAFTA, Oscar e para o Canadian Screen Awards. Nos dias 8 e 18 de junho, participa do Latin American Film Festival, em Copenhagen, com uma recepção da embaixada brasileira na primeira sessão. E nesta quinta-feira, 9 de junho, o público poderá conferir uma sessão gratuita do filme na USP, em São Paulo, seguida de debate com a diretora.

audiencia da tv

resenha critica

bastidores da tv

tudo tv

Últimas noticias

resumo das novelas

Noticias dos famosos

A Viagem de Pedro

A Viagem de Pedro” estreou mundialmente no Brasil, em sessão hors-concours na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e foi exibido no 23º Festival do Rio. No Rio de Janeiro, o longa-metragem conquistou o Troféu Redentor de melhor ator coadjuvante (Sergio Laurentino) e de melhor direção de ficção (Laís Bodanzky). Em Portugal, o filme foi lançado em maio nos cinemas, além de ter sido exibido no 19º Indie Lisboa – Festival Internacional de Cinema, no mesmo mês.

A Viagem de Pedro

Protagonizado por Cauã Reymond, “A Viagem de Pedro” é o primeiro longa histórico da diretora dos premiados “Bicho de Sete Cabeças” e “Como Nossos Pais”. A produção aborda a vida privada de Dom Pedro I, responsável por escrever, em 1824, a primeira Constituição do Brasil imperial, considerada liberal e progressista para a época. O filme compreende o momento em que o ex-imperador retorna para Portugal, em 1831, fugindo de ser apedrejado pela população brasileira, nove anos depois de proclamar a Independência do país. No ano de celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, o longa-metragem descontrói a imagem de herói de Dom Pedro I.

No elenco, a artista plástica Rita Wainer estreia como atriz no papel de Domitila. Luise Heyer (“Dark”) interpreta Leopoldina, Francis Magee (“Game Of Thrones”, “Jimmy’s Hall”, “Rogue One”) vive o Comandante Talbot e Welket Bunguê (“Joaquim”), o Contra Almirante Lars. No elenco português estão Victória Guerra interpretando Amélia, Luísa Cruz no papel de Carlota Joaquina, João Lagarto vivendo Dom João VI, Isac Graça (“Catas da Guerra”) na pele de Miguel e Isabél Zuaa (“As Boas Maneiras”) interpretando Dira. Também estão no elenco Celso Frateschi (“3%”), Gustavo Machado (“A Suspeita”), Luisa Gattai, Dirce Thomas, Marcial Mancome e Sergio Laurentino (“Tungstênio”). O diretor de arte inglês Adrian Cooper e o diretor de fotografia espanhol Pedro J. Márquez (“Ex-Pajé”, “A Última Floresta”) foram os responsáveis pelo trabalho de reconstrução de época.

Produzido por Biônica Filmes, Buriti Filmes e O Som e a Fúria (Portugal), “A Viagem de Pedro” conta com a coprodução da Globo Filmes. Bianca Villar, Cauã Reymond, Fernando Fraiha, Karen Castanho, Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi, Luis Urbano e Mario Canivello são responsáveis pela produção. A Vitrine Filmes assina a distribuição, com estreia prevista para setembro de 2022.

Sinopse: 1831, Pedro, o ex imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. O filme se passa no Oceano Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa na qual se misturam membros da corte, oficiais, serviçais e escravizados, numa babel de línguas e de posições sociais. Pedro se vê doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e uma pátria. Em busca de si mesmo.

Elenco:

Cauã Reymond                Pedro  

Luise Heyer                       Leopoldina

Victoria Guerra                Amélia

Isabél Zuaa                        Dira

Rita Wainer                        Domitila

Francis Magee                  Comandante Talbot

Welket Bunguê                 Contra Almirante Lars

João Lagarto                      Dom João

Luísa Cruz                           Carlota Joaquina

Isac Graça                           Miguel

Luiza Gattai                        Maria da Glória

Dirce Thomas                    Benê

Marcial Macome             Bukassa    

Sergio Laurentino           Chef

Denangowe Calvin         Tigre

Ficha Técnica:

Direção: Laís Bodanzky

Roteiro: Laís Bodanzky

Produção: Bianca Villar, Cauã Reymond, Fernando Fraiha, Karen Castanho, Laís Bodanzky, Luis Urbano, Luiz Bolognesi, Mario Canivello, Sandro Aguillar

Produtor associado: Fernando Meirelles

Produção executiva: Bianca Villar, Karen Castanho, Luis Urbano

Direção de produção: Renato Rondon, Isabel Silva

Elenco: Patricia Faria, Raquel Da Silva

Direção de fotografia: Pedro J. Marquez

Direção de arte: Adrian Cooper

Figurino: Marjorie Gueller, Joana Porto, Patricia Dória

Caracterização: Tayce Valle, Blue

Montagem: Eduardo Gripa

Som direto: Jorge Rezende, Miguel Moraes Cabral

Edição de Som: Miriam Biderman e Ricardo Reis

Mixagem: Toco Cerqueira