Critica | I Am Mother (2019) – Uma alusão a relação de Mãe e Filha

Critica I Am Mother

Critica I Am Mother (2019) – Uma narrativa arrastada e desmotivado que se for olhada pela perspectiva que o filme apresenta, não chega a ser uma história interessante de se acompanhar, mas olhando como uma forma de alusão de uma relação de mãe e filha e todo amadurecimento das duas durante a vida, o filme chega a soar menos cansativo e mais reflexivo. O texto contem alguns spoilers que podem prejudicar sua experiencia ao assistir o filme caso ainda não tenha visto.

I Am Mother Critica

Após a extinção da humanidade, uma robô chamada “Mãe” é desenvolvida para repopular a Terra. A primeira de uma nova geração de humanos é uma jovem garota (Clara Rugaard) que logo desenvolve um laço emocional com a inteligência artificial. Mas as coisas tomam rumos inesperados quando uma mulher (Hilary Swank) aparece, questionando tudo sobre o que foi dito sobre o mundo exterior

Critica | Obsessão (Greta) 2019 – Até onde a Obsessão pode nos levar?

Critica | MIB: Homens de Preto – Internacional (2019)

Critica | X-Men: Fênix Negra (2019) – O Ultimo suspiro dos Mutantes

I Am Mother Critica
Encarando o filme como uma alusão a relação de mãe e filha, entende-se que a “Mother” é uma representação da Mãe, como o nome já sugere e a filha representa a filha, ok, até ai tudo certo. A mulher misteriosa que a parece na história pode ser entendida como a versão adulta da filha, uma representação da vida adulta dela. Como a Mãe quer sempre a filha perto, ela conta história sobre os perigos da vida adulta para poder deixar a filha assustada e sempre perto da Mãe.

I Am Mother Critica
Existe uma cena em que a filha consegue fugir com a Mulher, porém, ela percebe que precisa voltar para buscar o irmão, então ela volta. O irmão pode ser entendido como a maturidade de uma pessoa adulta, enquanto a mulher é a representação da vida adulta sem questionamentos e vivendo de seu modo, o irmão representa a responsabilidade e maturidade, por isso ela volta para busca-lo pois não adianta ser adulto sem isso.

I Am Mother Critica
No fim, a Mãe revela que esta em toda parte, isso é uma clara alusão a como as mães insistem em ser presentes em todos os momentos da vida de seu filho e que busca protege-lo em qualquer situação dos perigos da vida adulta.

I Am Mother Critica
A morte da Mulher no final, pode significar que a Mãe deu fim aos medos e histórias da sua representação da vida adulta de sua filha, a Mulher é uma personificação da versão adulta que a Mãe queria que sua filha evitasse ser, por isso a Mãe deu fim a essa narrativa inventada por ela.

I Am Mother Critica

O filme é tecnicamente bom, a narrativa apesar de cansativa consegue passar um ar de futuro distópico, ainda mais no terceiro ato mostrando um mundo devastado e sem vida. O elenco esta muito bem, visualmente falando as duas atrizes principais são parecidas e essa escolha ajudou muito na construção narrativa. O conflito de saber quem esta falando a verdade consegue prender a atenção já que não fica claro quem esta mentindo e o roteiro induz em muitos momentos a perspectiva do espectador.

Nota: 7/10