Critica | Bela Vingança (Promising Young Woman, 2021)

Resenha Critica do filme Bela Vingança (Promising Young Woman, 2021); Sinopse: Nada na vida de Cassie é o que parece ser. Ela é perversamente inteligente, tentadoramente astuta e ainda vive uma vida dupla secreta à noite. Agora, um encontro inesperado está prestes a dar a Cassie a chance de corrigir os erros do passado.

Critica | Bela Vingança (Promising Young Woman, 2021)

bela vingança

Bela Vingança certamente deve ser o filme mais inventivo entre os indicados ao Oscar 2021, por contar uma história forte e infelizmente comum mas que usa uma narrativa baseada em reviravoltas, pois a todo momento o roteiro te guia com base no que você já sabe do assunto abordado para depois quebrar a expectativa de um jeito que surpreende a cada virada.

bela vingança

A trilha sonora é quase como um personagem próprio, pois ajuda não só a compor a trama como as músicas são colocadas em versões que conversam com a ambientação quase lúdica em alguns momentos. A direção de arte provoca uma identidade visual interessante, como se a personagem fosse uma boneca e vivesse em uma casa de bonecas, porém, as sua postura vai totalmente contra o seu visual, o que funciona bastante no sentido de como a sociedade quer que as mulheres se portem e como eles realmente se sentem a respeito disso.

bela vingança

Por conta das muitas reviravoltas, da para notar que o tom do filme acaba sendo perdido nos últimos minutos, passando de uma história sobre justiça e aceitação para uma história sobre luto, depressão e sacrifício apesar de tudo, tratando um assunto sério como algo meramente alegórico, em um desfecho típico de filmes dos anos 90, o que não deixa de ser proposital, já que um dos personagens do filme chega a dizer exatamente isso.

bela vingança

O problema maior do encerramento do filme não é como as coisas chegam aquele ponto e sim literalmente os minutos finais, pois pensando bem, não houve consequência real, já que rico não vai preso e boa parte dos culpados fogem ou não é apresentado um final para eles, o filme prefere jogar fora todo o trabalho criado antes em troca de uma alegoria catártica sem sentido e até cruel.

Bela Vingança

Bela Vingança