Ciro Gomes descarta possibilidade de disputar eleições novamente após fracasso em 2022

Um ano após sua significativa derrota nas eleições presidenciais de 2022, Ciro Gomes, do PDT, quebrou o silêncio em uma entrevista ao jornal O Globo, revelando que é pouco provável que se envolva em outra disputa eleitoral. O ex-governador do Ceará conquistou apenas 3% dos votos válidos, ficando em quarto lugar, marcando seu pior desempenho na corrida pela Presidência.

O Desencanto com a Linguagem Eleitoral Brasileira

Ciro Gomes expressou sua desilusão com a linguagem eleitoral brasileira: “Eu sou político, mas perdi um pouco a crença. O que me fez perder a vontade de disputar minhas ideias eleitoralmente são as minhas mediações. Como explicar para o povão sem um conjunto de pessoas equipadas pelo privilégio de serem artistas, intelectuais, cientistas, líderes estudantis, lideranças sindicais…

…E por regra, essa gente toda está batendo palma para a destruição do meu país, para o apodrecimento da República. De repente, o cinismo perdeu o pudor”, desabafou.

O Confronto com a “Classe Artística”

A relação de Ciro Gomes com a “classe artística” rompeu quando confrontou o humorista Gregório Duvivier em 2022. Ciro criticou o apoio de Duvivier a Lula, mesmo admitindo que o comediante o preferia como candidato.

Análise do Cenário Político

Ciro criticou a estratégia de Lula, afirmando que o ex-presidente “perdeu o pulso” ao buscar negociações com o Centrão. Apesar do alívio com a saída de Bolsonaro, Ciro alertou para os desafios significativos que o Brasil ainda enfrenta.

Desencanto com a “Democracia Eleitoral”

Ciro evitou comentar conflitos com seu irmão, Cid Gomes, mas destacou sua percepção desencantada em relação à “democracia eleitoral” brasileira. Expressou preocupação com o estado de deterioração do país.

Mudanças na Política Familiar

Após o distanciamento de seu irmão, Cid Gomes, este se aproximou de Geraldo Alckmin, vice-presidente, e mudou-se do PDT para o PSB. Com essa alteração, o partido agora conta com cinco senadores.

Ao refletir sobre o panorama político brasileiro, Ciro Gomes deixa claro seu desencanto e preocupação com o futuro do país.




Reply

Deixe uma resposta