Jorge Pontual defende bombardeio de ambulância em Gaza: “Israel tinha que fazer”
Repórter da GloboNews justifica ataque de Israel a veículo do Crescente Vermelho Palestino
O correspondente da GloboNews em Nova York, Jorge Pontual, causou polêmica ao defender o bombardeio de Israel a uma ambulância do Crescente Vermelho Palestino em Gaza.
Em participação no telejornal desta sexta-feira (20), Pontual justificou o ataque, afirmando que Israel tinha o direito de alvejar “terroristas do Hamas”.
“Israel gostaria que as pessoas no resto do mundo entendessem a situação que esse país vive”, disse. “Atacar terroristas do Hamas é um direito que Israel tem. Se eles estavam em uma ambulância, infelizmente, era isso que Israel tinha que fazer: alvejar esses seus inimigos”.
Na #GloboNews, mais uma noite em que Jorge Pontual pauta seus comentários, sem qualquer filtro crítico, no release do governo de Israel. Destaco três trechos, incluindo endosso da tese da razoabilidade de bombardear ambulâncias para eliminar suposto combatente do Hamas pic.twitter.com/82kdm1XWxZ
— Jeff Nascimento (@jnascim) November 4, 2023
O exército israelense confirmou que explodiu a ambulância perto do hospital Al Shifa, um dos maiores nosocômios de Gaza. O ataque aéreo, supostamente, mirava alvos do Hamas.
De acordo com a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino (PRCS), membro do Movimento Internacional da Cruz Vermelha, o veículo estava retornando de uma missão para transportar feridos à fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, na cidade de Rafah.
A fala de Pontual foi amplamente criticada nas redes sociais. Diversos internautas acusaram o repórter de defender um ato criminoso e de desinformar a população sobre a situação em Gaza.
Reply