YouTube supera Audiência da TV paga e Netflix no Brasil em 2023

Contexto Atual

O YouTube consolidou sua posição como uma das plataformas favoritas dos brasileiros para consumo de vídeos em 2023, de acordo com estatísticas divulgadas pela Kantar Ibope Media. Com uma quota de 16,1% entre outros provedores de vídeo online, o serviço superou o share das demais plataformas combinadas. A Netflix, líder mundial em streaming de filmes e séries, ficou em segundo lugar, com apenas 4,3% de quota, seguida pelo TikTok, com 3,9%.

Comparação com a TV Paga

Embora o consumo de vídeo online ainda seja menor que o da TV linear, o YouTube registrou o dobro da audiência da TV paga, ficando atrás somente da televisão aberta. A tendência é que os números da plataforma online cresçam ainda mais com a popularização da TV Conectada.

Mudança de Comportamento de Consumo

Dados divulgados pelo YouTube indicam que os usuários assistem mais de 1 bilhão de horas de conteúdo diariamente em uma TV, o que tem levado os criadores a repensarem a forma como criam seus conteúdos, expandindo para além do celular, tablet e PC.

Comparação com 2022

Em comparação com 2022, o consumo de plataformas de vídeo online cresceu significativamente, ganhando cinco pontos percentuais em participação. No relatório anterior do Ibope, o consumo de vídeo online era de apenas 21%, enquanto a TV linear dominava com 79%.

Preferências Nacionais

Apesar do crescimento do consumo de vídeo online, a TV aberta segue como a preferência nacional, de acordo com uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta o sinal aberto como o principal meio de consumo de vídeo no Brasil.




Reply

Deixe uma resposta