‘O Último Animal’ leva o jogo do bicho ao Festival de Gramado
O filme “O Último Animal”, que estreia hoje na mostra competitiva do Festival de Gramado, concorre ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro com uma história que retrata as origens do jogo do bicho na cidade do Rio de Janeiro. Com direção do português Leonel Vieira, o longa conta com um elenco internacional encabeçado pelo ator português Joaquim de Almeida – que viveu Sherlock Holmes no filme “O Xangô de Baker Street” (2001), esteve na série “Rainha do Sul”, da Netflix, e acaba de filmar com o cineasta Roman Polanski e participar das filmagens de “Velozes e Furiosos 10” . O brasileiro Júnior Vieira e o britânico Duran Fulton Brown complementam o cast. A exibição acontece às 18h, no Palácio dos Festivais.
O filme acompanha a vida de Didi (Vieira), recém-formado em contabilidade que começa a trabalhar para o bicheiro Casemiro Alves (Almeida), iniciando assim um mergulho no sórdido mundo do narcotráfico e da corrupção. A história se passa no Rio de Janeiro, retratado como uma cidade mágica e misteriosa, onde os sonhos se esvaziam e o crime e a lei não têm limites.
“O Último Animal” é uma coprodução da Volf Entertainment com a Stopline Films, Visom Digital e Multiphocus, com produção executiva de Leonel Vieira, Carlos de Andrade e Felipe Bretas. O elenco também conta com Marcello Gonçalves, Joe Renteria, Alejandra Toussaint, Charles Paraventi, Dhu Moraes, Gabriela Loran e Samuel Melo.
Sinopse completa
Numa favela do Rio de Janeiro, Didi — recém-formado em contabilidade — quer viver uma vida honesta e em paz, contrariando a vida do crime do seu irmão Calango. Num ensaio de uma escola de samba, Didi reencontra um amigo inglês, Alex, que agora está no Rio como CEO de uma corretora. Neste encontro inesperado, Alex oferece-lhe um emprego. Alheio ao mundo ilegal da lavagem de dinheiro em que Alex está envolvido, onde trabalha para o seu sogro Frank Martínez, Didi aceita a oferta de emprego com entusiasmo.
Paulinha, uma sensual mulher transgênero, sonha em ser destaque no desfile do carnaval carioca e ter uma carreira musical na cena funk brasileira. Ela é filha ilegítima de Casemiro Alves (conhecido como Ciro), um imigrante português que comanda o “Jogo do Bicho”, um esquema de apostas ilegal e muito popular no Brasil. Ciro também é dono de uma escola de samba e um poderoso chefe da “máfia do Rio”. Alex conhece Paulinha e eles iniciam uma relação proibida.
Enquanto isso, Didi e Alex começam a trabalhar para Ciro, o “bicheiro”, lavando os milhões do “Jogo do Bicho”. Numa favela, o chefe do tráfico, Calango, começa a perder dinheiro em seu negócio de drogas. Sargento Magalhães, um policial corrupto e braço direito de Ciro, atrasa deliberadamente um fornecimento de armas que Calango precisa desesperadamente para proteger o seu território de uma iminente invasão policial. Ciro e os políticos locais prometem entregar a “boca” da favela de Calango à facção. No entanto, há um pequeno problema: Didi é irmão de Calango. E aqui começa uma teia de intrigas e complicações.
Enquanto acompanhamos o percurso e a transformação de Didi, viajamos no sórdido mundo do narcotráfico e da corrupção do Rio, uma cidade mágica e misteriosa onde os sonhos se esvaziam e o crime e a lei não têm limites.
Ficha técnica
Diretor – Leonel Vieira
Co-produção – Volf Entertainment / Stopline Films / Visom Digital / Multiphocus
Produtor – Leonel Vieira
Co-produtores – Carlos de Andrade / Felipe Bretas
Produtores Executivos – Leonel Vieira / Carlos de Andrade / Felipe Bretas
Duração – 109 minutos
Gênero – Drama / Thriller
Ano – 2022
Sobre Leonel Vieira
Leonel Vieira é um dos realizadores/produtores portugueses mais bem sucedidos e de maior reconhecimento internacional. Fez 3 séries e 11 longas-metragens, alguns dos quais integram o top 10 dos filmes portugueses mais vistos de sempre e detém a maior bilheteria do cinema em Portugal com o filme “O Pátio das Cantigas”. Como produtor, desenvolveu parcerias com empresas de produção no Brasil, Espanha, França e Estados Unidos, tendo produzido mais de 30 títulos, bem como mais de 200 anúncios publicitários para grandes marcas. Desde 1998, esteve em mais de 100 festivais internacionais, tendo recebido mais de 20 prêmios em cinema e publicidade. Em Portugal, como diretor, ganhou vários prêmios no Clube dos Criativos (premiação de publicidade mais importante de Portugal). Em 2008, como diretor, foi nomeado para os Prêmios LIA (Londres), com um spot para a Vodafone. Também em 2008, Leonel Vieira foi selecionado como “Producer on the Move” pelo Festival de Cinema de Cannes. Em 2015, foi a Personalidade Portuguesa das Artes e da Cultura do Ano. Em 2019, Leonel Vieira integrou o júri no Festival Internacional de Cinema de Xangai e dos Prêmios Magnólia TV. No mesmo ano, foi coprodutor da conhecida série de animação chinesa, “O Panda e o Galo”. Atualmente, é presidente da Associação de Produtores de Cinema e Audiovisual (Portugal). Terminou de produzir a série “O CRIME DO PADRE AMARO” para o canal público RTP, que se encontra atualmente em pós-produção e prepara o lançamento do seu mais recente filme “O ÚLTIMO ANIMAL”.
Sobre a Volf Entertainment
VOLF ENTERTAINMENT é uma empresa criada por uma sociedade de investimentos, LISBON VENTURES, para produzir séries, filmes e documentários. Esta produtora conta com a trajetória e experiência de 25 anos do realizador e produtor Leonel Vieira. Leonel Vieira fundou a Stopline Films em 2004, produtora que se dedicou à produção de filmes e séries, somando ao longo dos anos mais de 30 títulos e quase 200 filmes publicitários. “O PÁTIO DAS CANTIGAS” (2015), realizado e produzido por Leonel Vieira, tornou-se o maior sucesso de bilheteira do cinema português. Este filme faz parte de uma trilogia de comédias que foi um grande êxito em Portugal e que foram vendidas à Netflix, Prime Video, AXN, Canal Hollywood, TVCine e RTP1. Até hoje mantém o 1º lugar nos filmes portugueses mais vistos de sempre. Leonel Vieira trabalha há mais de uma década com importantes produtoras do Brasil. Em 2013 foi coprodutor de “RED BRAZIL”, uma grande produção histórica filmada em inglês. Em 2010, realizou e produziu em parceria com a Espanha a minissérie “CONEXÃO” (2×90’), sobre o narcotráfico na Galiza, a qual foi indicada ao FIPA D’OR em Biarritz (2010). Em 2015, executou o maior production service filmado em Portugal para uma produção de Hollywood. Realizado por Terry Jorge e produzido pela Survival Pictures, “THE PROMISE”, com Oscar Isaac e Christian Bale, teve uma equipe de 500 técnicos e quase 40 caminhões de equipamento. Atualmente, a Volf Entertainment prepara o lançamento do thriller “O ÚLTIMO ANIMAL”, realizado por Leonel Vieira no Rio de Janeiro, e finaliza a pós-produção da série “O CRIME DO PADRE AMARO” (6×45’), uma série de época também realizada por Leonel Vieira.
Reply