resenha critica

Critica Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)

 

Resenha critica Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022) filme Marvel. Direção: Sam Raimi. Elenco: Benedict Cumberbatch, Elizabeth Olsen, Chiwetel Ejiofor, Benedict Wong, Xochitl Gomez, Michael Stuhlbarg e Rachel McAdams. Sinopse: O aguardado filme trata da jornada do Doutor Estranho rumo ao desconhecido. Além de receber ajuda de novos aliados místicos e outros já conhecidos do público, o personagem atravessa as realidades alternativas incompreensíveis e perigosas do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário.

Critica Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)

Multiverso da Loucura‘, só pelo titulo já é de se esperar que o filme traga coisas inimagináveis e além do que já foi apresentado antes, o fato é que o filme se vende como um “filme evento”, indicando que terá grandes participações, além de Wanda como a principal vilã, além de apresentar uma nova abordagem para um filme da Marvel, colocando o terror como destaque e claro com a direção autoral de Sam Raimi, por isso, era esperado que o resultado disso fosse algo no mínimo igual ou melhor do que ‘Guerra Infinita‘, mas infelizmente, apenas uma direção boa não consegue salvar um roteiro sem proposito.

O diretor Sam Raimi não decepciona no terror, sua abordagem autoral é presente, os muitos elementos que envolvem sua experiência na área do horror como a montagem clássica com transições e enquadramentos característicos, com a ajuda de uma excelente trilha sonora, é o que faz do filme uma ótima homenagem ao gênero e ainda entrega para um filme da Marvel uma narrativa fora da curva do que costumamos ver nessas produções.

Embora o filme possua elementos básicos do terror, flertando bastante com o que o diretor já fez em sua carreira, como ‘Evil Dead‘ e ‘Arraste-me para o inferno‘, ainda sim não deixa de ser um filme da Marvel, as piadas continuam, as soluções fáceis também, o que de certa forma acaba prejudicando o esforço por traz de uma ótima direção, que mesmo querendo entregar algo além do comum dos filmes da Marvel, no final precisa retornar a formula a ponto de encerrar a história exatamente como começou.

Entre as séries do Disney Plus e a nova fase de filmes no cinema, a Marvel Studios parece não ter planejado um futuro para esse “universo compartilhado”, que antes era minuciosamente calculado para fazer conexões e fortes influencias nos filmes seguintes e que agora parece mais lavagem de dinheiro, com lançamentos avulsos e que não complementam em nada. Nem mesmo a empolgação de ir ao cinema cheio esta fazendo esses novos filmes ganharem algum significado. Depois da saga do infinito, onde tudo foi construído até chegar a Thanos, encerrando talvez uma das melhores sagas do cinema, o estúdio parece não saber bem como continuar e o jeito é fazer filmes básicos, quase sem alma e alimenta-los com fãs services saturados e que só funcionam na teoria, por que na pratica é apelativo e desgastante.

O mais novo filme da Marvel nos cinemas, ‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura‘ parece ser mais um desses filmes, começa e termina igual e não instiga a curiosidade para novos lançamentos, será que a Marvel vai continuar lançando filmes e séries com a mesma energia de esgotamento ou vamos ter de fato um universo realmente empolgante de ser acompanhado?

O filme possui 2 cenas pós-créditos

[yasr_overall_rating]

 

Compartilhar
Eduardo Italo