Critica | A Todo Vapor (Amazon Prime Video, 2020)

Resenha Critica da série nacional A Todo Vapor (Amazon Prime Video, 2020). Sinopse: Em 1908, num passado retrofuturista, os heróis Juca Pirama e Capitu Machado são chamados à vila antiga dos astrônomos, no interior de São Paulo, para investigar uma série de crimes insólitos. Um grupo de super-heróis inspirado nos clássicos da literatura brasileira! Você já imaginou?

Critica | A Todo Vapor (Amazon Prime Video, 2020)

Alice Junior

A Caminho da Lua

Filmes LGBT

A Todo Vapor

A Todo Vapor é uma série coberta de boas intenções mas que peca em sua execução. É notável toda a paixão e carinho que existe dos atores com o projeto, mas só ter boas intenções não é suficiente para uma serie ser boa.

A Todo Vapor

Baseado em uma webcomics, A Todo Vapor se vende como infantojuvenil, a ponto que é didática em literalmente deixar os personagens narrando os fatos usando diálogos em vez de narração em off, as vezes parece ser uma parodia ou uma tentativa de tornar os acontecimentos mais épicos, o que não funciona.

A Todo Vapor

Com um roteiro confuso, a série embarca em uma jornada que a primeira vista não faz muito sentido e seu caminho tão pouco, os diálogos se perdem em ser eloquentes demais a ponto de ser enjoativo de acompanhar cada conversa.

Pela notável falta de recurso, a série poderia ter entendido seus limites em quanto a computação gráfica, porém, desnecessariamente, há um uso exagerado dela, fazendo com que boa parte das cenas sejam perceptivelmente artificiais.

A Todo Vapor

A série segue uma história que parece ser uma continuação, e apresenta situações e personagens que aparentemente o público deveria estar ciente de quem são, pois o roteiro foi construído como um autoreferencial que não tem muito sentido.

É constante o modo como a serie joga várias referências literárias do Brasil, tentando ter algum impacto com o público que teoricamente deveria ter essa bagagem literária, e essas referências não são nada sutis, ficou claro que não houve um trabalho mais apurado na realização do roteiro e a direção também não conseguiu tirar o máximo de seus atores, todos parecem bem difusos.

A Todo Vapor

A Todo Vapor, carrega um elenco inspirado mas sem um bom direcionamento e com um roteiro que não sabe bem onde quer chegar. Infelizmente, essa é uma das obras que faz com que propaguem negativamente o conteúdo nacional. Uma exceção com potencial desperdiçado.

A Todo Vapor

Reply