Bacurau Filme (Kleber Mendonça Filho, 2019) | Critica
Resenha Critica do filme Bacurau (2019). Sinopse: Concentrado em um futuro não tão distante, Bacurau filme acompanha um vilarejo afastado no interior do nordeste, onde os moradores descobrem que a cidade saiu do mapa e agora eles precisam unir forças para combater ameaças de dentro e de fora.
Bacurau Filme (Kleber Mendonça Filho, 2019) | Critica
Os Melhores filmes de todos os tempos
No momento atual em que vivemos, Bacurau se encaixa como uma luva. Existem muitos personagens na história mas o maior deles é a cidade. Bacurau é um personagem nessa história, e a prova maior disso é que nenhum dos personagens tem um grande destaque, todos eles dividem o tempo de tela em uma causa só, isso pode ser uma relação de como as coisas estão polarizadas, até no mesmo ciclo, e que sem união não conseguiremos nada.
Kleber Mendonça Filho costuma abordar em seus filmes a paranoia da classe média com os terrores mundanos causados pela rotina da sociedade, com a colaboração de Juliano Dornelles, ele conseguiu expandir melhor as idéias e sair um pouco do que costuma realizar em suas produções, dando um ar mais direto e específico em Bacurau.
É muito interessante usarem personagens brasileiros como uma das ameaças e mostrar o quanto eles acham que fazem parte de uma “tribo” que não lhes reconhece, é exatamente o que estamos vivendo no Brasil de hoje, brasileiros que falam em patriotismo mas descartam qualquer associação ao país e tentam inflar uma nacionalidade que não existe, através de colonizadores.
O problema de Bacurau, é dar muito destaque e máxima construção aos antagonistas, fazendo com que mais da metade do filme seja toda no idioma inglês, isso quebra muito com a proposta e até a imersão, pois logo esses personagens são descartados um a um sem qualquer hesitação.
A Abordagem sobre o vício em armas dos americanos também foi bastante pertinente e se encaixou bem no desfecho final. Muitos conceitos sobre a relação dos antagonistas de como eles se enxergam, como o povo alemão é visto por conta do nazismo, dando margem para associar qualquer alemão a Hitler, é um clichê quebrado de forma inteligente.
Bacurau é um filme sobre um Brasil distante mas que esta batendo na porta atualmente. A realidade que consegue ser tão dura quanto a ficção.
Reply