Eduardo Paes rebate BBC sobre público de Lady Gaga no Rio

Prefeito do Rio critica matéria britânica que questiona número oficial de 2,1 milhões de pessoas no show de Lady Gaga
O prefeito Eduardo Paes usou suas redes sociais nesta terça-feira (15) para rebater uma matéria da BBC que questiona o número divulgado de 2,1 milhões de pessoas no show gratuito de Lady Gaga na praia de Copacabana, realizado em maio de 2025.
A reportagem publicada pela BBC utilizou métodos matemáticos e cálculos de densidade populacional por metro quadrado para sugerir que a estimativa divulgada pela Prefeitura seria exagerada. Segundo o veículo, considerando a área de areia ocupada e uma média de 4,7 pessoas por metro quadrado, o público seria, na verdade, de aproximadamente 660 mil pessoas.
Eduardo Paes reage: “Eles não entendem de Rio!”
Em resposta, Paes ironizou a análise britânica e defendeu o número informado pela Prefeitura:
“Eles não entendem o fluxo de pessoas e o tamanho da praia de Copacabana. Pior que isso, acham que nós, brasileiros, nos mantemos afastados uns dos outros como os britânicos. Nós, cariocas, ficamos muito próximos uns dos outros. Há muito mais pessoas por metro quadrado do que eles estão acostumados no Reino Unido.”
O prefeito também provocou, com tom bem-humorado:
“Somos tropicais e mais quentes. Vou convidá-los para passar um tempo no Rio e eles provavelmente ficarão de melhor humor.”
BBC contesta número com base técnica
O artigo da BBC News, publicado pela editoria de checagem do veículo, questionou o dado oficial alegando falta de transparência sobre a metodologia de cálculo usada pela Prefeitura. A emissora afirma que, para atingir 2,1 milhões de pessoas, seria necessário ocupar mais do que toda a extensão disponível na praia de Copacabana com densidade de multidão próxima ao limite físico.
Reply