“Bolsonaro vai tentar o golpe antes das eleições” diz Jornalista

O jornalista Jânio de Freitas, alertou em sua coluna na Folha de São Paulo, sobre o risco de um novo golpe de estado acontecer e antes das eleições deste ano. Segundo ele, militares se identificam com mais com Bolsonaro do que com a própria constituição e o regime democrático.

“A partir do final de 2014, com a mentira de fraude eleitoral propagada pelo derrotado Aécio Neves (ainda não flagrado em alta corrupção), não há crise institucional e política: a instabilidade e a degeneração do regime são crônicas. Estão em seu oitavo ano sem encontrar resistência. O regime nem precisa mais de fato relevante para seus saltos degradantes. Invertida a segurança da integridade constitucional, o mínimo é suficiente”

“O golpismo de Bolsonaro avança, no entanto, em momento de complexidade nova”, prossegue Janio, ao comentar o caso Daniel Silveira. “Muitos desses militares, a maioria dos que sinalizaram posição política, são mais identificados com Bolsonaro que com a Constituição e o regime democrático. Também é reconhecível uma observação já exposta aqui: para Bolsonaro, o golpe antes da eleição previne a situação incerta de impô-lo para obter o negado pelas urnas. O que, aplicado ao avanço de Bolsonaro contra a Constituição e o que restava de prática de democracia, leva a este resumo da situação: ???” Completou.



Reply