General Heleno perde o controle e ataca relatora durante depoimento à CPMI dos Atos Golpistas

Em um depoimento tenso à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os Atos Golpistas de 8 de Janeiro, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, protagonizou um momento de destempero ao responder às perguntas da senadora Eliziane Gama, relatora da comissão. O episódio ocorreu no dia 26 de setembro de 2023.

A senadora questionou o general sobre sua opinião em relação à suposta fraude eleitoral, tema que Heleno havia levantado anteriormente, sem apresentar provas, em setembro de 2022. No entanto, ao ser confrontado pela relatora, o general desviou da resposta binária, afirmando: “Já tem um resultado das eleições, já tem um novo presidente da República, não posso dizer que foram fraudadas.”

A resposta evasiva do ex-ministro foi seguida pela observação da relatora de que ele havia mudado sua postura em relação ao tema. Foi nesse momento que a situação se deteriorou, e o general perdeu o controle, expressando sua frustração de forma agressiva: “Ela fala as coisas que acha que estão na minha cabeça. Porra, é para ficar puto, né?! Puta que pariu!”

Vale lembrar que em setembro de 2022, Augusto Heleno havia levantado suspeitas infundadas de fraude eleitoral e questionado a confiabilidade das pesquisas eleitorais. Na ocasião, ele chegou a afirmar que o então candidato e agora presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, não subiria a rampa do Palácio do Planalto, mesmo após sua eleição.

Em seu depoimento anterior à CPMI, o general negou qualquer envolvimento com o planejamento dos Atos Golpistas que precederam a posse do presidente Lula, ocorridos em 8 de Janeiro. A investigação continua a analisar os eventos e as responsabilidades relacionadas a esse episódio que marcou a transição de poder no Brasil.

 




Reply