Sana 2022: primeiro dia de evento supera as expectativas e movimenta o universo geek, nerd e da cultura pop do Ceará

O maior evento de cultura pop e geek do Norte/Nordeste começou nesta sexta-feira, 15/07, no Centro de Eventos do Ceará com um público estimado de 16 mil pessoas .

Este ano, o Sana comemora duas décadas do anime Naruto. E para começar a série de atrações em homenagem a essa data, o palco Art&Fest realizou um papo irreverente sobre os 20 anos da obra, com Heráclito Aragão, Breno Kriger e Renata Vermelha. Na ocasião, Heráclito explanou sobre as referências utilizadas pelo autor da saga “Naruto utiliza-se dos mitos orientais para produzir uma narrativa de cultura pop”.

audiencia da tv

resenha critica

bastidores da tv

tudo tv

Últimas noticias

resumo das novelas

Noticias dos famosos

Sana 2022

Sana 2022

Um dos principais nomes do mercado de cultura pop do Brasil, Érico Borgo, fez uma sessão de autógrafos da sua autobiografia “Nerd – Minha Jornada dos Sonhos de Infância ao Maior Evento da Galáxia e Além”. No domingo, o fundador do Omelete e da CCXP, fará uma palestra no Sana.

No palco Art&Fest, o YouTuber Muca Muriçoca conversou com o público e fez o famoso concurso de cantadas, quadro famoso do seu canal, e a competição de imitações, que animou o evento.

O Palco Dijjo é uma novidade do Sana em homenagem ao colorista e designer gráfico cearense Dijjo Lima, conhecido por diversos trabalhos para a Marvel e a DC Comics, que faleceu em meio deste ano. Nesta sexta, subiram ao palco José Wellington, criador da obra Cangaço Overdrive e Amaro Braga, que fez uma palestra sobre ondas de publicação do mangá brasileiro.

Como forma de incluir os mais diversos públicos, o Sana 2022 recebeu 5 alunos de escolas públicas municipais tanto de Fortaleza, como de Maracanaú. Além disso, o festival firmou ainda parceria com a FAZ – Associação Fortaleza Azul, que presta assistência a crianças com autismo e serão disponibilizados 40 ingressos para que 20 crianças participem do evento junto com seus cuidadores.

Os shows ficaram por conta do Denilson Sanfoneiro, que fez covers de diversas músicas de anime; e do VMZ, rapper cearense, diretamente de Maracanaú, que fez sucesso no Sana Reencontro.

“Estamos muito felizes com a participação do público nesse primeiro dia de Sana 2022. Preparamos um festival cheio de atrações regionais, nacionais e internacionais para marcar esse evento que já faz parte do calendário cultural de férias do Estado”, afirma Ricardo Busgaib, diretor do Sana.

Sana 2022

Programação:

*Arenas e salas Temáticas*

Espaços que sempre fazem parte do evento são as arenas e salas temáticas. São elas: Arena Dragon Ball Z, Arena Medieval (lutas de swordplay, espaço arco e flecha); Arena Round 6, série sul-coreana que fez o maior sucesso na Netflix e que já estreou no Sana Reencontro.  Também não poderia faltar a sala temática Harry Potter, com copa das casas de Hogwarts e Arena de Quadribol. Outro espaço temático que já é sucesso há 19 anos é a sala Tokusatsu e, esse ano, além da tradicional exibição de episódios e palestras sobre o universo Tokusatsu, haverá exposição de materiais (bonecos, cosplays, capacetes, revistas), freeplay com jogos de Tokusatsu pra Playstation, desfile Toku-Cosplay, e um mega Tokukê para quem quiser soltar a voz cantando os temas japoneses.

*Free fire*

O campeonato de Free Fire do Sana 2022 será organizado por um dos maiores influenciadores de games – o Gabriel GB. Ele vai comandar para que os presentes possam participar e disputar quedas eletrizantes entre si. O modo de disputa será mapa aberto, solo e vai acontecer durante dois dias (16 – sábado; e 17 de julho – domingo), sendo o primeiro dia as classificatórias e o segundo dia as quedas finais. E tem mais: o GB12 estará nos dois dias de evento, junto com os também gamers: Coach Grim, Ronald 77 e Rebeca Lemos. O campeão leva um troféu exclusivo do evento para casa – os jogadores posicionados entre 2 e 12 lugares recebem premiação em diamantes do jogo.

*Concursos*

Também não pode faltar em nenhuma edição os concursos de K-Pop e Cosplayers. No palco Art & Fest, o público do Sana poderá conferir os concursos Cosplay Sana – com interpretação do personagem; e Desfile Cosplay – apenas o desfile; dois dos momentos mais esperados por aqueles que participam e são fãs do evento. Além dos concursos de cosplayers destinados aos adultos, haverá o concurso cosplay desfile infantil, direcionado a crianças. Também vale destacar os concursos de K-Pop, na mesma arena.

Todos os concursos terão premiações para os três primeiros colocados.

 *Show do Angra*

Outra grande atração será o show do Angra, com o conceitual e atemporal álbum “Rebirth”. Lançado em 2001, o álbum marcou um recomeço na história do Angra, que apresentava uma nova formação aos fãs na entrada do novo milênio. O resultado foi um imenso sucesso e resultou em uma turnê que ultrapassou a marca de uma centena de shows. O espetáculo acontecerá no sábado, 16 de julho. Quem comprar o ingresso de sábado do Sana terá acesso ao show do Angra.

*Evento de adoção de cães e gatos*

Quer se divertir e ser solidário? A Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), em parceria com a Bichomania, realizará a 2ª edição do maior evento de adoção de animais do Estado, durante os três dias do Sana. Lá o público poderá adotar cães e gatos carentes resgatados, reafirmando o compromisso do evento com a responsabilidade social.

Essa é uma forma de fazer com que mais pessoas possam ter acesso e desfrutar dessa experiência única do mundo geek e pop.

*SERVIÇO*:

Sana 2022

Local: Centro de Eventos do Ceará

Dias: 15, 16 e 17 de julho de 2022

*Ingresso Social*

Como de costume, esta edição do Sana também terá o ingresso social. A pessoa pode realizar a compra do ingresso pelo site Sympla ou nas lojas físicas e, no dia do evento, levar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), que serão doados ao IPREDE.  Ou ainda levando 1kg de ração (para cães ou gatos), que serão entregues para instituições que cuidam de animais em situação de vulnerabilidade.




Reply

Deixe uma resposta