O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface (2022) | Critica

Resenha critica do filme O Massacre da Serra Elétrica O Retorno de Leatherface (2022), Netflix. Sinopse: Nesta sequência, um grupo de jovens decide dar vida nova a uma cidade fantasma no Texas, mas acaba se deparando com Leatherface, o famoso maníaco da serra elétrica.

O Massacre da Serra Elétrica O Retorno de Leatherface Critica

O Massacre da Serra Elétrica O Retorno de Leatherface Critica

Seguindo a mesma formula de ‘Halloween (2018)’, ‘O Massacre da Serra Elétrica‘ esta de volta com uma continuação direta do original lançado em 1973, ignorando todas as sequencias. Temos aqui um slasher com pouco mais de 1h20, que trabalha bem as mortes, entregando um leatherface mais sanguinário do que nunca, sendo quase uma maquina de matar. O primeiro filme mostra um caso isolado, Learherface não é um serial killer, ele não sai por ai matando as pessoas gratuitamente, e em ‘O Massacre da Serra Elétrica’ podemos entender que o personagem funciona quase como um “justiceiro” do seu território, o que não deixa de ser diferente do primeiro filme.

O Massacre da Serra Elétrica O Retorno de Leatherface Critica

A função narrativa aqui é apontar que essa sequencia é totalmente voltada para Leatherface, e mesmo com o retorno da personagem Sally, o roteiro segue com essa proposta de indicar que os inimigos são os de fora. Por conta disso, Sally não chega a brilhar no filme, soando quase como uma paródia caricata de ‘Halloween (2018’, já que a protagonista do original esta de volta e com sede de vingança, mas nesse caso Sally não tem o mesma força de vontade de Laurie (Jamie Lee Curtis), o que me faz acreditar que essa forma de tratar a personagem é bem proposital nesse sentido, já para não prolongar a ideia dela seguir para possíveis sequencias.

O Massacre da Serra Elétrica O Retorno de Leatherface Critica

Entre muitas criticas, o filme fala sobre Racismo, Traumas, Desarmamento, Cancelamento entre outras coisas que são apenas tratadas superficialmente. O assunto mais delicado é a relação que o filme faz dos atentados em escolas com o massacre da serra elétrica em si, é bem arriscado tratar disso em um filme desse gênero e não soar desrespeitoso em algum ponto, mas acredito que funciona bastante para o que o filme quer propor. A cena do ônibus é o que referencia bem essa tragedia escolar, acredito que o filme entende bem pra onde quer ir e como algumas cenas são não só para fazer alusões como também criar sequencias criativas e angustiantes. A protagonista do filme chega a falar sobre o fato da morte ser inevitável e apesar de sobreviver a uma tragedia, isso pode significar que a morte esta atrás dela de novo,nessa hora lembrei imediatamente do filme ‘Premonição’ que possui exatamente esse enredo, talvez tenha sido uma referencia.

O Massacre da Serra Elétrica O Retorno de Leatherface Critica

No filme temos dois polos que se justificam pelas suas convicções: O de que uma pessoa inocente foi tirada de seu sossego por estranhos e a consequência disso causou uma cadeia de eventos brutais e também o outro lado sobre uma história de superação, causada por traumas do passado e medo do futuro.

Nota

O Massacre da Serra Elétrica O Retorno de Leatherface Critica