resenha critica

Aves de Rapina (Birds of Prey, 2020) | Critica do Filme

Aves de Rapina Filme ou Birds of Prey (2020) da DC Comics. Estrelado por Margot Robbie que vive a Arlequina. O elenco também tem Mary Elizabeth Winstead, Jurnee Smollett-Bell, Rosie Perez, Ella Jay Basco, Ewan McGregor e Chris Messina. Direção de Cathy Yan.

Parasite Filme (Parasita, 기생충, 寄生蟲, Gisaengchung, 2019) | Critica

Modo Avião (Filme da Larissa Manoela, 2020) | Critica

O Grito (The Grudge, 2020) | Critica do Filme

Aves de Rapina (Birds of Prey, 2020) | Critica do Filme

Com o grande sucesso que Margot Robbie fez em Esquadrão Suicida vivendo a Arlequina, já era esperado que fariam mais alguma coisa envolvendo a personagem. Em Aves de Rapina, Arlequina retorna logo depois dos acontecimentos em Esquadrão Suicida.

O filme não se leva a sério em vários momentos, mas quando precisa, também consegue manter o drama necessário. A narração da protagonista é usada dinamicamente para incluir o espectador na narrativa, momentos banais da rotina de Arlequina são mostrados em sua perspectiva e passamos a entender melhor a personagem e como ela pensa.

A Arlequina é de fato o centro dessa história. Então, mesmo que exista espaço para as outras personagens. O filme fica principalmente nela. O filme aposta em abordar cada personagem individualmente, por isso não temos muito tempo de tela do grupo reunido de fato.

Uma coisa que deve soar como problemática, é a quantidade excessiva de flashbacks. A todo momento Arlequina está recapitulando a trama para explicar alguma coisa. Claro, isso é um artifício usado para deixar o espectador mais envolvido e curioso mas para alguns pessoas isso não deve funcionar.

É insinuado uma tensão sexual enorme entre os dois vilões principais, mas isso não é explorado. Parece que a intenção foi justamente deixar essa dúvida no ar ou cortaram algumas cenas envolvendo os personagens tendo relações mais intimas.

Ótimas coreografias de luta, com sangue, osso exposto e muito deboche. Expõe todos os clichês de filmes de detetives no cinema, brincando com coincidência e frases prontas. O apoio feminino é mostrando de forma muito sutil e não escrachada quanto foi em As Panteras. Apresenta diversas questões sobre confiança, subestimar as pessoas e não precisar provar seu valor. Aves de Rapina é um filme que além de entretenimento, consegue passar uma mensagem de independência.

Compartilhar
Eduardo Italo