Ana Maria Braga chama Maju de ‘morena’ e jornalista corrige: ‘Negra’

Na manhã desta terça-feira, 24 de outubro, a apresentadora do “Fantástico,” Maju Coutinho, participou do programa “Mais Você” para discutir sua carreira em uma entrevista com Ana Maria Braga. Durante o diálogo, houve um momento de correção ao vivo que chamou a atenção do público.

Ana Maria Braga relembrando a estreia de Maju como apresentadora do tempo no Jornal Nacional, desejou destacar que o sucesso da jornalista não se baseia unicamente em sua aparência. Ana Maria afirmou: “Você fez um curso. Não se chega lá, para fazer previsão, porque é bonita, longelínea, fala bem, morena linda e vai estourar a boca do balão falando da previsão do tempo. Teve que aprender’.”

Entretanto, Maju Coutinho fez questão de corrigir a descrição, afirmando: “Não adianta você ser negra, maravilhosa, linda e falar da previsão. Eu tive que aprender e eu fiz isso mesmo.”

O momento gerou repercussão nas redes sociais. É importante observar que movimentos negros enfatizam que chamar pessoas negras de “morena” ou “mulata” é uma forma de embranquecimento e negação de identidade. Esses termos são considerados inadequados, uma vez que minimizam a importância da identidade negra em nossa sociedade, uma questão sensível e relevante.

Esta correção ressalta a importância do uso de terminologias apropriadas e sensíveis à identidade racial e é um lembrete de que o respeito e a consciência sobre questões raciais são fundamentais em nosso convívio social.




Reply