A Divisão (2020) | A Serie que virou Filme – Critica

A Divisão vem junto dessa leva de minisséries da Rede Globo, que estão sendo transformadas em filme. Originalmente com 5 episódios, a serie A Divisão chega aos cinemas em uma versão re-editada. Mostrando uma história real que se passa nos anos 90 do Rio de Janeiro, onde existe uma onda de sequestros que só aumentam. Para conter essa epidemia, as forças de segurança convocam agentes corruptos e um delegado com fama de genocida para trabalhar de frente a esse caso, que por sua vez, envolve também o sequestro de uma filha de politico.

A Divisão (2020) | A Serie que virou Filme – Critica

A Divisão

A direção de Vicente Amorim ao lado da fotografia de Gustavo Bragança, conseguem aproveitar ao máximo as limitações existentes em algumas cenas. Muitos diálogos são filmados com planos fechados, buscando cada detalhe da cena e dando dinamismo e impacto nas atuações. A trilha sonora é boa, consegue da o tom que a série pede e ainda cria um ar de suspense quando necessita.

A Divisão

As atuações são ótimas. Tendo como destaque Santigo (Erom Cordeiro), Benício (Marcos Palmeira) e Roberta (Natália Lage), e claro, sem falar no protagonista do longa Mendonça vivido por Silvio Guindane. A dinâmica desses personagens é o que da mais motivação para o espectador em continuar assistindo.

a divisão

jake gyllenhaal filmes
filmes para 2020 lista completa
truque de mestre 3

a divisão

Um problema, foi a figura exagerada construída meticulosamente para o protagonista Mendonça, que lembra bastante o personagem Capitão Nascimento de Tropa de Elite. Há uma necessidade de estampar um terço onde o protagonista sempre aparece com ele, mostrando qual é sua religião, o que não acrescenta muito a narrativa. Só faz parecer que o roteiro quer apresentar um retrato do “Homem de bem”.

a divisão

Alguns desfechos foram previsíveis mas boa parte deles aceitáveis. Na soma de tudo, A Divisão é basicamente mais um filme de ação policial, mostrando o que todo mundo já sabe, sem ambição de abordar novas ideias.